Maçonaria Portuguesa - Grande Loja Simbólica de Portugal - LOGO

G∴L∴S∴P∴
Grande Loja Simbólica de Portugal

A Grande Loja Simbólica de Portugal – G∴L∴S∴P∴ – é a terceira obediência maçónica portuguesa. Instalámos pela primeira vez em Portugal, em maio de 2008, o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim. Este Rito é inspirado na espiritualidade do Antigo Egipto, tendo uma forte componente espiritual e esotérica no seio da Maçonaria Mundial.

Com o apoio do Grande Oriente de França, (maior obediência maçónica da Maçonaria Liberal do mundo), a Grande Loja Simbólica de Portugal – G∴L∴S∴P∴ iniciou a prática de outros ritos maçónicos, nomeadamente o Rito Escoçês Antigo e Aceite e o Rito de Emulação/York com as Cartas Patentes do Grande Oriente de França, reconhecendo a legitimidade e rigor na pratica maçónica da Grande Loja Simbólica de Portugal.

A Grande Loja Simbólica de Portugal – G∴L∴S∴P∴ está representada em todo o território nacional, nomeadamente Lisboa, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Portimão e Faro.

A nível internacional a G∴L∴S∴P∴ é membro das três maiores Organizações Maçónicas Internacionais:

  • CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo (maior organização maçónica mundial);
  • AME – Alliance Maçonnique Européenne (Maior organização maçónica da União Europeia);
  • UMM – Unione Massonica del Mediterrâneo – Organização maçónica internacional que envolve as principais Obediências Maçónicas da Bacia do Mediterraneo, concretamente no Medio Oriente, Norte de Africa e Europa.

Possui mais de 50 Tratados de Amizade e Reconhecimento Mutuo, incluindo as principais Obediências Maçónicas mundiais. Dá primazia à evolução espiritual/intelectual do Ser Humano e à qualidade da admissão em detrimento da quantidade.

Entre Colunas
Fique a par das notícias da GLSP

GLSP - Grande Loja Simbólica de Portugal - MAÇONARIA
 
CLIPSAS 2022 - A Maçonaria Mundial reunida em Lisboa
Logo AME – Alliance Maçonnique Européenne
GLSP - Grande Loja Simbólica de Portugal - Maçonaria internacional

O Reconhecimento Internacional
de uma referência na Maçonaria nacional

Grande Loja Simbólica de Portugal

A Grande Loja Simbólica de Portugal é membro de:

CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo. É a maior organização maçónica mundial da Maçonaria Liberal com mais de 110 Obediências Maçónicas. O CLIPSAS está representado na ONU no ECOSOC em Nova York e Geneve;

AME – Alliance Maçonnique Européenne. Maior organização maçónica europeia. Representa mais de 200 maçons a nível europeu e sendo membros as principais Obediências Maçónicas Europeias. Actualmente, a Grande Loja Simbólica de Portugal possui um Membro na Direcção da Aliança Maçónica Europeia.

A GLSP foi a Obediência Maçónica anfitriã, responsável pela organização da Assembleia Geral Extraordinaria da AME, em Lisboa, em 22 de junho 2019, reunindo as principais Obediências Maçónicas Europeias;

UMM – Unione Massonica del Mediteraneo. Organização Maçónica Internacional da Bacia do Mediterrâneo que representa as principais Obediências Maçónicas do Medio Oriente, Norte de Africa e Europa.

A GLSP foi a Obediência Maçónica organizou em 12 e 13 de abril 2019 o Encontro anual da UMM, em Lisboa.

A força e a reputação da Grande Loja Simbólica de Portugal faz-nos confiar cada vez mais pela qualidade e rigor em detrimento da quantidade de Membros.

A MAÇONARIA EGÍPCIA EM PORTUGAL

Conheça a história e a especificidade do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal

“O mais importante de tudo é uma demanda incessante do Conhecimento, respeitando todas as Ordens iniciáticas credíveis por todo o mundo, onde existem homens e mulheres que dedicam parte das suas vidas de forma sincera à transmissão da gnose e na construção do seu próprio templo interior, para que seja possível construir um templo exterior mais Justo e Fraterno e que é, no fundo, toda a Humanidade…”

Encomende o seu livro através do nosso formulário de contacto ou
enviado um e-mail para: livraria@memphismisraim.pt

A receita da venda do livro reverte para a angariação de fundos da Associação.

O que é a maçonaria?

© Copyright - Grande Loja Simbólica de Portugal 2022